Skip to content

1º Ugra Zine Fest

13/02/2011

Relato de Márcio Sno sobre o evento que aconteceu
no último dia 12, em São Paulo


Fanzines
. Lembra aquele meio de comunicação que teve seus dias contados lá nos meados dos anos 1990 quando o computador começou a se popularizar e a internet estava começando a invadir os lares, e os webzines e blogs eram os executores dessa morte declarada? Pois é, como Fellipe CDC já havia dito: “fanzine é que nem zumbi, pode tentar matar e enterrar, que ele sempre volta”.
E isso foi mais do que provado com a realização do 1º Ugra Zine Fest. O evento que, a princípio, seria apenas o lançamento do 1º Anuário de Zines, culminou em um grande evento, repleto de atividades e que conseguiu reunir muitos fanzineiros de todos os cantos no Espaço Concreto, na badalada Vila Madalena, zona oeste de São Paulo.

Fernanda Meireles, Thina Curtis, Renato Donisete, Márcio Sno e Gazy Andraus debatendo "O futuro dos fanzines" no 1º Ugra Zine Fest

No espaço, foram disponibilizadas três salas para exposições de fanzines de várias gerações, de uma forma muito criativa: uma vez com capas espalhadas aleatoriamente numa parede, ora “caindo” do teto e também como literatura de cordel, como se fossem roupas no varal. Segundo Gazy Andraus, “a melhor exposição de zines” que ele já viu (e olha que o cara viaja Brasil afora para participar de eventos do tipo!). A instalação fica até 20/02.
Para começar as atividades do dia, Rodrigo Okuyama aplicou uma oficina de encadernação artesanal. Pude conferir alguns de seus trabalhos, e o cara é fera! Faz umas coisas lindas!
Na sequência, a Cooperativa Manjericão ensinou o pessoal a produzir serigrafia, de forma artesanal, feito com material reaproveitado. Gazy Andraus e Elydio dos Santos Neto falaram sobre suas experiências com os “biographic zines”, aplicados em turmas de mestrado, na qual o fanzine atuou como ferramenta pedagógica. Vale lembrar que ambos são doutores e utilizam o fanzine em diversas situações. Ou seja: vai pensando que fanzine é só diversão…
O pessoal da Cooperativa Manjericão e do Coletivo Você tem que Desistir falaram sobre a bastante comentada “Tour de Zines” que percorreu diversas cidades do país, levando o fanzine e outras atividades ligadas ao veganismo, produção gráfica, serigrafia e tudo mais.
Olga Defavari falou sobre a sua experiência em escrever o livro “A imprensa alternativa no ABC”, curiosamente, como ela mesma falou, era a única pessoa que estava palestrando que não havia feito fanzine, porém, acompanhou de perto o trabalho de fanzineiros da região pesquisada, que ajudaram a escrever a história da cena do ACB.
A próxima atividade foi um debate em que eu participei junto com Fernanda Meireles (que veio de Fortaleza/CE para esse evento), Renato Donisete, que há 20 anos edita o Aviso Final e também Gazy Andraus. Para mim, foi uma grande honra dividir a mesa com pessoas tão importantes para a fanzinato nacional. O tema foi “O futuro dos fanzines”, mas é lógico que não falamos apenas disso!  Sala cheia e apenas uma pessoa dormiu!
Na sequência, aconteceu um show surpresa e depois foi a tão esperada estreia do primeiro capítulo do documentário “Fanzineiros do Século Passado”. Todos ficaram quietinhos para assistir.  Alguns dos personagens do doc estavam lá: Kris Santos, Hugo Leta, Renato Donisete, Thina Curtis, Gazy Andraus e Adilson Ribeiro. Foi um sucesso! Fiquei muito feliz com a repercussão e a alegria dos presentes com o filme. Fechou com chave de ouro!
Quero, mais uma vez, publicamente parabenizar os organizadores desse evento, que é um marco no fanzinato nacional, muito bem organizado e “redondinho”! Merece aplausos de pé pela garra e a vontade de fazer algo em prol dessa nossa arte por muitos tachada como marginal, mas que é uma das grandes razões de nossa existência!
Que a força esteja sempre com você!

Márcio Sno (produtor e diretor do documentário “Fanzineiros do Século Passado”)

Anúncios
5 Comentários leave one →
  1. 13/02/2011 21:02

    fanzine never die!

    vou voltar mais vezes aqui. gostei muito da ideia.

    abs

  2. Michael Meneses/Parayba Records! permalink
    14/02/2011 9:45

    Valeu! Fico feliz que o evento em Sampa tenha ocorrido de forma grandiosa, agora vou começar a agitar as coisas aqui no Rio de Janeiro da melhor forma possivel.

    Abraços
    Michael Meneses – Parayba Records!

  3. Ioneide Santos do Nascimento permalink
    16/02/2011 22:56

    Alegro-me em saber que o evento foi ótimo.Queria tanto ter participado.Espero poder fazer isso no próximo!

    Um abraço,
    Ioneide – Teresina /PI

Trackbacks

  1. Márcio Sno fala sobre o Ugra Zine Fest « Ugra Zine Fest

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: