Skip to content

Registros do Fanzinada em Porto Alegre

16/01/2012

Na última sexta-feira, dia 13/01, aconteceu o primeiro encontro Fanzinada em Porto Alegre, com exibição de documentários, debate, exposição e distribuição de fanzines.

O evento teve a participação de Thina Curtis, Law Tissot, Daniel Villaverde e Jamer Mello, que debateram sobre os rumos das publicações impressas em meio à proliferação das redes sociais na internet, a potência da utilização de fanzines como aparato pedagógico e também sobre uma possível (e visível) efervescência dos fanzines impressos na atualidade.

Thina é arte-educadora, fanzineira e criadora do projeto Fanzinada, que visa reunir pessoas interessadas na produção de publicações alternativas, Law é um conhecido agitador do meio underground do Rio Grande do Sul, responsável pela Fanzinoteca Mutação na cidade de Rio Grande, Villaverde é colecionador de fanzines e mantém na ativa desde 2001 o selo independente Punch Drunk, e Jamer é pesquisador da estética dos fanzines e idealizador do site Zinescópio.

O evento teve grande público e gerou uma vasta discussão sobre a cultura underground no Brasil, contou com a presença de muitos fanzineiros que levaram suas publicações para distribuição/troca e também contou com presença de um público interessado em conhecer mais sobre estas publicações. Teve também a exposição de fanzines que foram colecionados durante muitos anos por Daniel Villaverde, Jamer Mello, Wender Zanon e Ali Espirito Santo, para que o público presente tivesse contato com alguns fanzines que fizeram a história das publicações alternativas e independentes do Brasil. O acervo contou com inúmeras publicações das mais diversas temáticas e das mais variadas épocas, com fanzines do início dos anos 80 até produções recentes.

Foi muito bacana.

Confira o excelente registro em vídeo feito por Law Tissot:



No dia seguinte tivemos uma segunda etapa em Campo Bom (cidade próxima a Porto Alegre) com mais Fanzinada, desta vez dentro do Verão Revolução no Centro Cultural Marcelo Breunig. Mais debate sobre fanzines, exposição “Poesia no pano” da artista Gabi Iasi Pilch e show com as bandas Manycomycos e Sistema de Mentiras.

Mantendo vivo o lema “SE NINGUÉM FAZ, FAÇAMOS!”, aguardamos as próximas edições do Fanzinada. A certeza é de que muita coisa boa envolvendo fanzines ainda está pra acontecer em 2012. Seguimos em frente!

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: